Projeto geral

As ações socioeducativas trabalham a partir de duas áreas centrais: convivência – cultura, interação e cidadania; e conhecimento – linguagem verbal, matemática e artes.

Sair de dentro de nossa casa amarela e ganhar as ruas, becos e vielas da Comunidade Nova Jaguaré: esse tem sido o desejo que impulsiona o fazer de cada educadora, educador e arte-educador que atua diretamente com as crianças e adolescentes por meio do projeto “Ler, escrever e colorir no mundo”.

Utilizado como norteador, o projeto transforma-se em dispositivo educativo que unifica as ações de cada turma que, a partir da especificidade etária, recebem também suporte adequado nas áreas centrais (convivência e conhecimento), com vistas a promover a construção de valores éticos, estéticos e a participação na vida pública comunitária.

As turmas são divididas em 3 módulos. Crianças com idade entre 5 e 6 compõem o módulo I; aquelas com idade entre 7 e 9 o II, e por fim o módulo III é composto por crianças e adolescentes com idade entre 9 e 12. Essa composição permite um ensino-aprendizagem de modo compartilhado entre as próprias crianças, cuja experiência é mediada a partir do planejamento socioeducativo desenvolvido pelo(a) educador(a) e arte-educador(a), orientado pela coordenação pedagógica.

Para saber mais e acompanhar o desenvolvimento cotidiano do trabalho, siga nossas redes sociais.